Guardiões da Energia é um projeto criado por Elaine Seiffert,professora de Ciências de 5ª a 8ª série da EBM João Gonçalves Pinheiro.
O projeto foi criado em 2007, após a professora fazer um curso na Eletrosul, segundo ela “pensou em um projeto que trabalhasse a conscientização dos alunos em relação à necessidade de economizar energia como forma de ajudar o Planeta”. Os guardiões economizam energia em casa e na escola desligando sempre as lâmpadas e os ventiladores, também exercitam sua responsabilidade com o ambiente evitando o desperdício de uma forma geral e tentando diminuir o lixo jogado no chão.
O projeto Guardiões da Energia é aplicado somente nas 5ª e 7ª séries. O projeto funciona da seguinte maneira :
-Após visita ao Programa Casa Aberta da Eletrosul na 4ª série, na 5ª série os alunos tornam-se Guardiões da Energia.
- A professora trabalha a conscientização ambiental e pede para cada aluno trazer sua conta de luz, a qual é monitorada a cada mês. Os alunos fazem gráficos que ficam expostos para que a Comunidade Escolar tenha acesso aos resultados alcançados. A economia acontece de fato graças à mudança de atitude em relação ao desperdício em casa e na escola.
Ano passado os alunos que mais economizaram energia visitaram a Casa Eficiente da Eletrosul com o objetivo de continuar a aula de Educação Ambiental iniciada na escola. O ônibus foi cedido pela empresa.
- Este ano o projeto foi contemplado com Patrocínio Social da Eletrosul, desta forma os guardiões que mais economizarem além do certificado de Guardiões da Energia e uma caneta personalizada com o logo do projeto vão ganhar prêmios: O aluno que ficar em primeiro lugar ganhará um computador,o aluno que ficar em segundo lugar ganhará uma câmera digital e o aluno que ficar em terceiro lugar ganhará um MP5.
Depois disso eles terão aprendido como é importante economizar energia, porque isso fará muito bem para o nosso futuro e para o futuro do nosso planeta.
O projeto também está concorrendo ao prêmio Elpídio Barbosa e foi contemplado no concurso de Práticas Exitosas da rede municipal de Florianópolis. Este projeto ficou famoso após a Tata, repórter do Patrola, vir à escola entrevistar a professora Elaine Seifert e alguns dos seus “Guardiões”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário