quarta-feira, agosto 25, 2010

Professor incentiva alunos a presevar a natureza

O professor Dauto dos Reis Pires trabalha com a educação abiental em nossa escola há vários anos. Para saber mais sobre esse trabalho, entrevistamos o professor. Confira, abaixo, a entrevista.
Como o senhor trabalha com o meio ambiente?
  Procuramos estar em sintonia com o pensamento de ecologistas, que as ações locais de preservações  ou degradações inferem ao planeta como todo. Desta forma, procuramos desenvolver  atividades com estudades, revisando uma mudança de conduta de acordo com a paradigma sustabilidade. Tais atividades são:
-Respeitar a generosidade do Universo para com todas as criaturas;
-Refletir sobre  o modelo de consumo;
-Criar hábitos de separar o lixo domestico: recicláveis, orgânico e rejeito(sujo);
-Respeito a água como elemento essencial à vida;
-Comprender o fenômeno da fotossíntese plantando e cuidando da vegetação;
-Procurando ser exemplo com discurso e prática.


Que atitudes o Sr. toma para preservar o meio ambiente no seu dia-dia?
Adoto com minha família e pessoas que exerce alguma influência uma disciplina que contemple:
-redução e aproveitamento da água nas atividades  domésticas como banho e lavação de roupas;
-Alimentação vegetariana, pois os animais são nossos irmãos;
Imaginem que, em  nosso estado, têm 5 milhões de habitantes e 35 milhões de suínos alimentados com anabolizante, tratados com vacinas e antibióticos resultando numa quantidade de urina e fezes absorvidas pelo lençol freático,principalmente no oeste do estado onde encontra-se o Aquífero Guarani.
 Com o protexto de criar gado, a mata atlântica foi quase dizimada, restam apenas 7% de sua cobertura de origem original.Em seguida foi a vez do serrado, da caatinga  e atualmete é a floresta amazônica que se apresenta como obstáculo ao suposto desenvolvimento de uma política agrária que privoligia os interesses do agronegócio.
-Uso álcool como combustível,pois é energia renovável,mas sempre que possível saio pedalando.
-Não fumo e grande parte dos alimentos que consumo é ingerido crú,pois assim absorvemos melhor seus nutrientes conforme estudos da medicina hortomolecular do DR.Alberto Gonzaler.
-Explico que o consumo exagerado aumenta a degradação dos ecossistema.
- Por outro lado alerto que a felicidade não é medida por aquilo que temos (coisas), mas por aquilo que somos.

Teve um ano que sua turma foi à Lagoinha Pequena, qual era o objetivo desse trabalho?

Foi resultado de um estudo sobre a Lagoinha, realizado em sala de aula que ganhou as ruas de baixo em 21 de setembro de 2003, pedindo a demarcação do parque da Lagoinha Pequena e envolveu toda a escola e seguimentos da comunidade, como a ambientalista Tereza Barbosa. 


Em qual situação se encontra a lagoinha pequena hoje?
-Não temos acompanhado o processo,mas suponho que esteja aguardando a aprovação do novo plano diretor do Município que tramita na câmera de vereadores.                                

Que pequenas atitudes nós alunos podemos tomar para preservar o meio ambiente?
-Refletir sobre o modelo de consumo que o mercado e a mídia tentam impor ao cidadão, agora transformado em consumidor;
De imediato, a produção de lixo, seja os resíduos seja separá-lo para coleta seletiva.;
-Escolha representantes políticos comprometidos com a sustentabilidade,com a VIDA;
-Plantar e cuidar de árvores, principalmente as nativas;
-Diminuir o consumo de carne e seus derivados;
-Evitar ações que contribuam para  o agravamento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio;
-Procurar viver em harmonia com o universo;
-Socializar a ideia de que um novo mundo ,equilibrado e notável é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário