segunda-feira, setembro 12, 2011

Conclusão

Buscamos o entendimento do conceito de mundo. Descobrimos que este entendimento precisa começar por nós mesmos. Cada um de nós é um mundo cheio de surpresas maravilhosas, cheio de história de vida e têm um papel fundamental para o equilíbrio do mundo chamado Planeta Terra.

Passamos pelo mundo virtual e descobrimos o tamanho de nossa “Pegada Ecológica”. Viajamos no tempo, tentamos entender os impactos ambientais gerados pelos habitantes da época das cavernas, pelos desbravadores, por nossos avós e por nós mesmos que vivemos em um mundo chamado “Globalizado”.

Entendemos que nossas atitudes podem gerar impactos positivos e/ou negativos e a partir de agora podemos escolher que tipo de impacto queremos deixar no nosso mundo.

Descobrimos o mundo real (aquele impresso nos jornais e noticiado na TV), sentimos dor, frio, revolta, tristeza ao descobri-lo de uma forma diferente, percebendo que ele não existe só para os outros, mas que nós também somos vulneráveis. Pertencemos a este mundo e sofremos junto com irmãos e irmãs desconhecidos, mas que são da nossa família, pois todos somos da família Humana.

Buscamos o mundo ideal e imaginário do Caleidoscópio, com todas as suas cores, brilhos e formas que nos deixaram em êxtase. Depois ficamos maravilhados ao perceber que no mundo real existe as mesmas belezas vistas no mundo ideal do caleidoscópio e que nós também somos personagens do mundo ideal. Mais do que isso, nós construímos o mundo ideal todos os dias.

Nós somos o futuro melhor, o desenvolvimento sustentável, o prazer das descobertas, a alegria e razão de viver. Somos mestres e aprendizes porque temos coragem para encarar qualquer desafio. Somos Guardiões da Energia e do Planeta. Somos da família João Gonçalves Pinheiro. Tenho orgulho de cada um de vocês meus queridos alunos.



Elaine Cristina Pamplona Seiffert

Um comentário: